Projeto incentiva alimentação saudável em centro municipal de educação infantil em Colombo
terça-feira, 4 de junho de 2013Elaborar um trabalho que envolve amor e dedicação, este foi o principal objetivo da educadora Deníria Garcia de Lima ao idealizar e desenvolver, durante o mês de maio, o projeto pedagógico “Nós Gostamos de Frutas”, com crianças de quatro anos, do Centro Municipal de Educação Infantil “Pedacinho do Céu”, na cidade de Colombo.
De acordo com a educadora, o trabalho foi desenvolvido após observar a resistência das crianças em comer ou experimentar qualquer tipo de fruta. Ela explica que na realização do projeto foram colocadas em prática algumas estratégias ensinadas em sala de aula, como a encenação com estórias das frutas, onde os personagens comem e ficam fortes e saudáveis.
“Enquanto a escola se coloca como espaço privilegiado para o domínio dos conhecimentos básicos, as instituições de educação infantil, sobretudo, têm a finalidade de complementar à educação da família”, acrescenta.
Deníria acredita que a pré-escola tem como uma das principais funções incentivar as relações educativas vivenciadas no espaço de convívio coletivo, onde a própria criança explica, reconta e experimenta o conhecimento adquirido em sala de aula.
Alunos do Pedacinho do Céu experimentam as frutas
De forma lúdica e interessante, o projeto foi desenvolvido com a interação dos alunos, na apresentação dos formatos, cores, vitaminas e importância das frutas. “Descobrir o sabor e a necessidade de se comer frutas aproxima o aluno do real, do possível, da teoria com a prática, estimulando a aprendizagem”, informa.
Segundo o psicólogo da prefeitura André Baudraz, os principais fatores que contribuem para que as crianças, principalmente de dois a oito anos, sejam hostis a frutas e verduras estão inseridos na própria cultura familiar. Ele esclarece que, se esses alimentos não forem introduzidos no cotidiano da criança nos primeiros anos de vida, posteriormente terão dificuldades de aceitá-los.
De acordo com Baudraz o primeiro passo é estimular a alimentação saudável e dar exemplos em casa, o segundo é evitar que os pequenos comam guloseimas durante os intervalos das refeições. “Se os pais obrigam os filhos comerem frutas e verduras, mas eles próprios não gostam, com certeza, essas crianças vão se irritar e vão se negar a comer”, afirma.
A coordenadora geral dos Centros Municipais de Educação Infantil de Colombo, Áuria Rosa, considera a metodologia utilizada durante o desenvolvimento do projeto adequada para conscientizar crianças, mestres e pais. Segundo ela, é desenvolvido com interação entre alunos, família, professores, pedagogos e nutricionistas na cidade de Colombo.
De forma lúdica, o projeto “Nós Gostamos de Frutas” incentiva a alimentação saudável
Áuria destacou também, a importância de estimular hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância. “Nossa preocupação é estimular nossas crianças a assumir atitudes mais saudáveis hoje e no futuro”, ponderou.
Teatro
Em meio a um cenário que explora cores e formas, entra em cena e, chama a atenção dos pequeninos, o personagem “Chico”, um menino com aparência forte e saudável, obediente que gostava de comer frutas, porque sabia que “só assim cresceria e se tornaria um adulto inteligente e bonito”.
Atônitos a cada movimento do personagem, as crianças eram estimuladas através de diálogos e músicas que sugerem hábitos de uma alimentação saudável. Nas atividades utilizaram as respectivas técnicas como, tinta guache, pó de giz, pó de gelatina, bolinhas de crepom, lápis de cor e colagem de tecido.
“Desenvolver um projeto desperta a criatividade do educando, do professor e do grupo, principalmente quando é trabalhado estrategicamente em sala de aula. Através do interesse e da alegria dos alunos é possível notar o fortalecimento do bem estar de cada um na hora do lanche, comendo as frutas que são servidas todos os dias”, relata a educadora Deliria Garcia.
A aluna Eduarda, do maternal ll, afirmou que antes não gostava de frutas e hoje admite, “comer fruta é importante porque tem vitaminas e o nosso corpo fica bonito e saudável”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo