Prefeitura não descuida na prevenção contra a dengue em Colombo
segunda-feira, 11 de março de 2013O Estado do Paraná já possui mais de 7.380 casos confirmados de dengue espalhados por, pelo menos, 180 municípios, e já registrou seis mortes causadas pela doença, segundo o boletim divulgado esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesa. Os dados apresentados mostram que 95 municípios do Estado apresentam índice de infestação superior a 4%, onde a cada 100 residências visitadas, quatro possuíam larvas do mosquito. Outros 20 municípios apresentaram um índice ainda mais alarmante e se encaixam no quadro de epidemia, onde existem 300 casos confirmados da doença por grupo de 100 mil habitantes.
Em Colombo a situação é diferente. A atividade de prevenção é o foco dos agentes da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Colombo. A cidade registrou apenas 1 caso não autóctone da doença, ou seja, não foi contraída dentro do município. Outras três suspeitas de casos importados estão sendo avaliadas. O trabalho teve início em fevereiro e os agentes já vistoriaram mais de mil casas, nos bairros Jardim Paraná, Liberdade, São Gabriel, Mauá e Jardim das Graças.
Um bairro por vez
O trabalho acontece em um bairro por vez. A equipe, que conta com mais de 20 agentes, se reúne, realiza a visitação dividida em duplas, e quando concluído iniciam em um novo local. Nesta semana a equipe iniciou a visitação às casas do bairro Quitandinha, onde mora a senhora Afonsa Ferreira de Oliveira, aposentada de 78 anos. Ela elogiou o trabalho dos agentes. “É excelente, eles precisam cuidar mesmo, por que nós aqui cuidamos, mas às vezes tem muita coisa por aí que a gente vê que outras pessoas fazem, que não deve ser feito e que não pode permanecer deste jeito. Tem que ter limpeza pela saúde na cidade de Colombo. Muito bom o trabalho”, disse.A atividade foca principalmente na prevenção do aparecimento das larvas do mosquito transmissor e na conscientização dos moradores. Os agentes visitam as casas, conversam com os proprietários e vistoriam a parte externa para saber se existem cisternas, poços ou outros objetos com capacidade de armazenamento de água que estejam abertos e possam apresentar focos. Sempre ao final de cada visita o agente orienta o morador sobre os principais itens que precisam de atenção, e deixa uma ficha de vistoria, que é assinada e deve ser apresentada na próxima visita.
O boletim divulgado pela Sesa indicou que 45% dos criadouros do Aedes Aegypti, localizados em 2012, eram classificados como lixo ou resíduo sólido, por isto a Secretaria da Saúde de Colombo alerta para a importância de se descartar o lixo de forma correta, além de não acumular entulhos, pneus, latas ou outros objetos descobertos.
A supervisora do Programa Nacional de Combate à Dengue em Colombo, Denise Bronoski, alerta para que os moradores também façam a sua parte. “Além de seguir estas dicas, o morador precisa estar atento à visitação, que acontece das 8h às 17h, sempre em dias úteis, com agentes devidamente identificados. Quem precisar ou quiser fazer denúncia de algum vizinho, terreno baldio ou construção que esteja acumulando objetos com água parada, pode protocolar a sua reclamação na Prefeitura de Colombo. A denúncia é anônima e não tem custo”, informou Denise. Ela lembrou também que a dengue é uma doença grave e pode levar à morte.
Confira algumas dicas de prevenção, dadas pela secretaria:
1. Limpe a piscina uma vez por semana, trate a água com cloro e cubra quando não for usar. Quando vazia, não deixe acumular água no fundo;2. Quando for trocar a água, lave bem os suportes dos garrafões de água mineral;
3. Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada. Evite também acumular lixo e entulho no quintal e dentro de casa;
4. Verifique se os ralos da casa estão entupidos, fechando-os quando não estiverem sendo utilizados;
5. Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;
6. Jogue no lixo tudo que acumula água: tampas de garrafas, copos descartáveis, casca de ovos, latas, plástico de cigarro, etc.;
7. Garrafas e baldes vazios devem ser guardados de cabeça para baixo;
8. Pneus velhos devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana ou guardados em local coberto;
9. Na geladeira, retire a bandeja externa e lave-a com água e sabão em água corrente;
10. Mantenha a tampa dos vasos sanitários sempre fechada;
11. Tonéis e depósitos de água devem ser lavados com bucha e sabão em água corrente e permanecer fechados;
12. Se o seu muro é protegido com cacos de vidro, coloque areia naqueles que podem acumular água;
13. Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos das plantas;
14. Tire folhas, galhos e tudo mais que possa impedir o escoamento das calhas;
15. Mantenha a caixa d’água e as cisternas sempre fechadas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo