Prefeitura garante transporte a 100 por cento dos pacientes em hemodiálise em Colombo
sexta-feira, 15 de março de 2013No dia em que se comemora o Dia Internacional do Rim, 14 de março, a Prefeitura Municipal de Colombo traz informações importantes sobre um dos setores da Secretaria Municipal da Saúde que tem ligação diária e muito próxima das pessoas que dependem do transporte para atendimento nos diversos serviços na cidade de Colombo da especialidade da nefrologia.
A rotina do serviço de apoio aos pacientes renais crônicos em atendimento nas clínicas especializadas em hemodiálise, começa muito cedo e termina tarde da noite. Ainda na madrugada, os primeiros pacientes são pegos em suas residências e deslocados aos serviços pela equipe composta de cinco veículos (Kombi) sendo três locadas pela prefeitura e dois próprios.
Quem coordena este trabalho é a Central de Ambulâncias que é responsável pelo atendimento de 100% dos pacientes de Colombo que necessitam destes serviços. Ao requerer o atendimento, o paciente deve solicitar apenas uma vez através de protocolo junto à prefeitura, e normalmente, no mesmo dia, ou até mesmo antes de formalizar a solicitação, já é atendido. Segundo um dos coordenadores deste serviço, Patrick Evandro Borges esta agilidade é garantida para que o paciente não perca o agendamento.
Os deslocamentos são realizados para as diversas unidades em Curitiba e região, entre elas estão a Clínica de Doenças Renais no Novo Mundo, Clínica Evangélica na Vila Izabel, Unirim no Portão, Santa Casa de Curitiba no Centro, Hospital Cajuru no Cristo Rei, Hospital das Nações no Alto da XV, Hospital Pequeno Príncipe no Rebouças, o Instituto do Rim do Estado do Paraná no Bairro Água Verde e ainda o Hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul.
Além dos transportes diários para a hemodiálise, o setor colabora ainda mais com os pacientes, garantindo todo suporte para outros atendimentos que necessitem, como a realização de exames e consultas com outros especialistas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo