Prefeitura de Colombo lança campanha Não Viva Pela Metade
quarta-feira, 10 de abril de 2013A Prefeitura Municipal de Colombo lançou a Campanha “Não viva pela metade, previna-se contra o câncer de mama”. Durante os meses de abril e maio, a Secretaria Municipal da Saúde na cidade de Colombo vai promover ações para combater a incidência da doença nos colombenses. A campanha preventiva acontecerá em duas etapas. Durante este mês, os agentes das Unidades de Saúde (US) farão a visitação de rotina, em todas as casas do município, cadastrando os pacientes que tiverem interesse em agendar uma avaliações complementar. Em maio serão realizadas as consultas, com avaliações e exames complementares como mamografias, exames laboratoriais e raios-X.
Neste ano, a intenção do trabalho da equipe da Saúde é conscientizar os homens, que também são acometidos pela doença, o câncer de mama não atinge somente mulheres. Os homens, principalmente os que estão um pouco acima do peso, também estão suscetíveis à desenvolver nódulos nas mamas. Durante todo o mês de maio, a secretaria da Saúde espera fazer mais de 5 mil atendimentos gerados por meio do cadastramento.
A secretária da Saúde, Dalimar Moreira, ressalta a importância de se receber os agentes de saúde. “A visitação dos agentes é uma ação de rotina, mas como é feita durante o horário comercial, muitas vezes o morador não está, e as informações, que são muito importantes para o acompanhamento da saúde da população, não são coletadas. Quem não tiver recebido esta visita deve fazer o autoexame das mamas e deve se dirigir à uma Unidade de Saúde, caso queira se cadastrar no atendimento, ou precisar de algum outro serviço”, explicou.
No homem
Para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe um em homem. Embora seja bem mais raro entre o sexo masculino, a doença é um risco para pacientes menos preocupados com a qualidade de vida e histórico familiar. O maior motivo de detecção da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância da realização dos exames de rotina.
A demora no diagnóstico também dificulta o tratamento do câncer de mama em homens. O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola, (bico do peito), onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.
A incidência do câncer de mama é maior em homens acima dos 35 anos de idade e o risco aumenta com o avanço da idade. O surgimento da doença está relacionado a fatores de risco recorrentes nas mulheres como: histórico familiar correspondente aos pais, irmã ou filha, surgimento de alguma tumoração pré-maligna no passado, excesso de peso e dieta rica em gorduras.
O autoexame
Apesar do câncer de mama ser uma doença muito grave, quando detectada precocemente, as chances de cura sem necessidade de mastectomia, que é a remoção da mama afetada, aumentam consideravelmente. Segundo a secretaria da Saúde, a principal forma de identificar os nódulos é o autoexame, quando o próprio paciente apalpa a mama, procurando por caroços ou alterações na pele. Este procedimento deve ser realizado pelas mulheres mensalmente, assim que elas completam 21 anos de idade.
A indicação é de que o exame seja realizado sempre no sétimo dia após o início da menstruação, pois é quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores, facilitando a identificação das alterações. Após a menopausa, a mulher deve definir um dia do mês e realizar o exame sempre neste dia.
Assim como as mulheres, os homens também devem realizar o autoexame com periodicidade, para detectar possíveis variações. Para saber exatamente qual a melhor forma e data para se fazer o procedimento, o paciente deve consultar um médico.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo
Mais notícias sobre Colombo:
- Colombo terá uma das maiores delegações na Conferência das Cidades no Paraná
- Colombo Empregos: 122 vagas estão disponíveis nas duas Agências do Trabalhador da cidade
- Prefeitura comemora os 124 anos de emancipação política de Colombo
- Colombo: Abertas as inscrições para o concurso Rainha da 51ª Festa Uva
- Comerciante cria radar de mentira para diminuir acidentes e instala equipamento em Colombo