Coleta seletiva de lixo é discutida em Colombo
quinta-feira, 27 de junho de 2013Com a intenção de desenvolver um conjunto de ações normativas de planejamento para coletar e tratar o lixo como define o projeto de lei 101/2009, reuniram-se com o secretário Municipal do Meio Ambiente e integrante da Anamma – Associação Nacional do Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral, representantes de sete cidades da região Metropolitana de Curitiba. Entre elas, Pinhais, Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucária, Lapa e de Curitiba.
Na ocasião, aconteceu uma palestra da engenheira Jackeline Martinez, do Instituto IFAS – Institut für Angewandtes Stoffstrommanagement, Instituto de Gestão de Materiais Aplicados Flow, do Campus Ambiental de Birkenfeld, sobre o projeto desenvolvido na Alemanha “Reciclagem de lixo e Energias Renováveis”.
Sobre o assunto, Jackeline explanou a respeito do primeiro passo, que é informar, desenvolver ações para conscientizar a população da necessidade de realizar a coleta seletiva. Depois, segundo ela, implementar sistemas de aproveitamento energético com o material das facções.
No Estado do Paraná, esse trabalho se destaca em relação a outros estados do Brasil, porém, o secretário do Meio Ambiente, Amaral disse ser necessário instigar a população a refletir mais sobre a questão. Acredita também que em média, somente 20% a 30% da população paranaense separa o lixo reciclável do lixo orgânico. O que representa quase 80% dos materiais que poderiam ser reaproveitados em diversas etapas da cadeia produtiva, indo para o lixão. “Precisamos criar mecanismos e ações para que a população abrace esta causa. O desperdício ainda é grande, o que nos revela o quanto precisamos avançar nos programas de proteção ao meio ambiente”, enfatiza.
Participaram da reunião representantes de sete municípios da região metropolitana
O prefeito de Pinhais e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Assomec, Luizão Goulart, lembrou que a responsabilidade pela destinação, coleta e reciclagem do lixo é dos municípios como afirma a lei 12.305/10 e, o prazo para definirem locais e construir aterros sanitários termina em agosto de 2014.
“Precisamos realizar políticas de conscientização da comunidade para a coleta seletiva e, multiplicar esta ideia para os 399 municípios do Paraná. Após, com certeza será atenuado a quantidade de lixo orgânico, o que facilita as construções de aterros sanitários”, define.
Também estavam presentes na reunião o vice prefeito de Colombo, Ademir Goulart, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Ricardo Milgioransa e o secretário de Planejamento, Ângelo Betinardi
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo
Mais notícias sobre Colombo:
- Campanha contra o câncer de útero será lançada hoje em Colombo
- Colombo: Abertas as inscrições para o concurso Rainha da 51ª Festa Uva
- Prefeitura de Colombo realiza mutirão para tratamento de canal
- Mutirão da Cidadania acontece em 18 e 19 de maio em Colombo
- Senac Colombo abre inscrições para curso gratuito de Recepcionista