Colombo terá uma das maiores delegações na Conferência das Cidades no Paraná
terça-feira, 21 de maio de 2013No próximo dia 28 os representantes dos diversos segmentos da sociedade colombense estarão reunidos na quinta edição da Conferência das Cidades na cidade de Colombo. Esta edição que terá como tema “Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana Já.” vai aprofundar temas como saneamento e meio ambiente, política municipal de habitação, desenvolvimento econômico sustentável, acessibilidade e mobilidade, transporte e trânsito, regularização fundiária entre outros aspectos do município.
Para a Secretária Municipal do Desenvolvimento Urbano e Habitação Tânia Mara Tosin, que coordena a Comissão Organizadora o tema do evento na cidade de Colombo é muito apropriado para o momento por que passa a cidade de Colombo e fazer o aprofundamento no debate das questões que envolvem o desenvolvimento da cidade, é fundamental para garantir o crescimento harmônico.
O período da manhã será de pronunciamentos das autoridades e apresentações de palestras. Logo após o almoço, os participantes serão divididos em grupos que debaterão os eixos temáticos. Todas as propostas são remetidas à plenária final da Conferência que elege as prioridades da cidade e serão defendidas pelos 42 delegados colombenses que participarão nos dias 13,14 e 15 de agosto em guia Foz do Iguaçu na Etapa Estadual da Conferência.
Para participar da Conferência Municipal, os interessados devem se dirigir ao auditório às oito horas da manhã do dia 28 de maio e se inscrever representando as entidades segundo os segmentos previstos no regimento interno que está disponível para acesso no site da Prefeitura de Colombo – colombo.pr.gov.br no Link da 5ª Conferência Nacional das Cidades.
Confira a composição da 5ª Conferência das Cidades dividida entre os segmentos atuantes em Colombo:
- Gestores administrativos públicos e legislativos – federal, estadual e municipal – 42,3% sendo 63 delegados: 21 do legislativo e 42 do executivo;
- Movimentos populares com atuação na área de desenvolvimento urbano: 26,7% – 40 delegados;
- Trabalhadores, por suas entidades sindicais com atuação na área de desenvolvimento urbano: 9,90% – 15 delegados;
- Empresários relacionados à produção, fomento e o financiamento do desenvolvimento urbano: 9,90% – 15 delegados;
- Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais com atuação na área de desenvolvimento urbano: 7% – 10 delegados;
- ONGs com atuação na área de desenvolvimento urbano: 4,2% – 6 delegados.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo