Merendeiras participam de capacitação em Colombo
quarta-feira, 27 de março de 2013Com a intenção de melhorar a qualidade da distribuição e preparo da merenda escolar do município, a Secretaria de Educação de Colombo realizou o Curso de Capacitação para Merendeiras.
Cerca de 260 profissionais da área estiveram presentes. O evento na cidade de Colombo foi realizado no auditório da Regional Maracanã, onde receberam orientações de nutricionistas e participaram de uma palestra motivacional com a psicóloga Simone Todeschini.
Várias autoridades prestigiaram o evento, entre elas, a Prefeita Beti Pavin, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes Aziolê Maria Cavalari Pavin, Coordenadora de Alimentação Escolar do Município, Juliana Cavalheiro, Diretoras de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI e a equipe pedagógica do município. Na ocasião, foram apresentadas normas básicas de higiene, condutas com alimentos, e orientações para distribuição.
De acordo com a Secretária de Educação, o atendimento às crianças nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil e o programa alimentar foram fatores relevantes. “Dentro de nossas possibilidades, em curto espaço de tempo foi necessário resolvermos problemas como transporte escolar, sustentação de trabalho e principalmente o lanche de nossas crianças, sem deixar de cumprir nosso calendário escolar. Por isto, priorizamos a merenda que ainda é um fator motivacional para que os alunos frequentem as aulas”, fala a Secretária Aziolê.
A Coordenadora de Alimentos do Município, Nutricionista Juliana Cavalheiro, relatou a necessidade de aprimorar as boas práticas na manipulação de alimentos para atender uma exigência da Vigilância Sanitária e o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar que diz ser relevante a realização do curso de capacitação a cada 6 meses.
A prefeita Beti Pavin destacou a importância da valorização e aprimoramento das merendeiras. “Estou feliz em participar deste Encontro e, vejo no trabalho que vocês desempenham agilidade e eficiência, mesmo em condições difíceis de trabalho mostram ser comprometidas com nosso município, em atender com qualidade nossas crianças. Pretendemos cada vez mais oferecer melhores condições de trabalho fazendo justiça e corrigindo as desigualdades”, afirma.
Para a merendeira Ednizia Bernardi, que trabalha na escola Arlindo Andreata, onde a organização e armazenamento é exemplar, com cuidados de ordem de chegada, data de validade dos produtos e adequação ao cardápio, são fatores determinantes para o sucesso do trabalho, a capacitação foi uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas e debater dificuldades. “Precisamos sempre aprimorar nosso trabalho para atendermos cada vez melhor nossas crianças”, afirmou Edinizia.
Fonte: Jornal de Colombo